Aprovado o projeto “Empresa Amiga da Escola”

O Vereador Silmar Gallina(PSDB) apresentou um projeto de lei nesta semana, que consiste na criação da empresa “Amiga da Educação”. A matéria foi discutida e aprovada por maioria de votos, sendo que os dois vereadores do PT, Camilo Rafagnin e Daniela Celuppi, votaram contrários, pois disseram que queriam mais tempo para discutir com a comunidade escolar essa iniciativa, além de considerarem que o projeto transfere a responsabilidade de zelar e estruturar as escolas, para as empresas que são parceiras do projeto. Porém, deixaram claro, que são a favor das iniciativas que beneficiam a qualidade das escolas municipais e a da educação como um todo. De qualquer forma, os vereadores aprovaram a iniciativa e agora segue para a sanção do prefeito Cleber Fontana.

A proposta, de acordo com o vereador Silmar, é permitir que as empresas façam doações de materiais de construção e serviço de mão de obra, para ajudar as escolas do município. Dessa forma a escola ganha nas reformas necessárias mais rapidamente, a empresa ganha com publicidade e o município ganha na economia.

Conforme o texto do projeto, as doações podem ser feitas por meio de prestação de serviços ou de entrega de materiais para a obra, diretamente à instituição de ensino indicada à empresa pelo programa. A empresa poderá escolher, a seu critério, a instituição de ensino que receberá a doação. As empresas serão cadastradas no programa, para efeito de atendimento às demandas das reformas nos educandários em razão da necessidade e da urgência. A doadora poderá colocar placa com exploração de publicidade, dentro da instituição de ensino e nas imediações dela, demonstrando que é “Amiga da Escola” na realização da obra de reforma.

“O futuro das próximas gerações é responsabilidade de todos, o compromisso de investir na educação, possibilita condições dignas de aprendizado para os usuários do sistema público de ensino, e melhora a reputação de empresas que apoiam tais programas ou projetos”, argumentou Silmar.