Vereadores mirins foram diplomados no Fórum Eleitoral

O Colégio Sesi/Senai de Francisco Beltrão participa do projeto Parlamento Jovem realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral e tem por objetivo potencializar a atuação democrática dos jovens, com propostas que podem ser executadas pela comunidade escolar. Em Francisco Beltrão foram cinco partidos com quatro candidatos em cada um deles, que puderam apresentar as ideias e os próprios alunos puderam votar nas melhores iniciativas, sendo assim, quatro foram eleitos para assumirem a função de vereadores mirins, com mandato até o final do ano. Na última sexta-feira, 07 foi feita a diplomação e posse aos candidatos eleitos, no fórum eleitoral de Francisco Beltrão. A cerimônia foi presidida pela juíza eleitoral Josiane Catusso Lopes de Oliveira que destacou a importância do projeto. “É um projeto interessante que é feito com a participação dos estudantes. Com isso, eles aprendem a importância do pleito eleitoral e a iniciativa contribui com a formação cívica dos alunos”, afirmou a juíza.

O professor Marcos Maria, do colégio Sesi explicou o pleito eleitoral realizado na unidade de Francisco Beltrão. “ Todas as unidades do Sesi realizaram o projeto do parlamento jovem. A partir de agora, os eleitos vão participar das sessões da Câmara até o final do ano”, destacou o professor.

Representando o poder legislativo na diplomação, o presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, José Carlos Kniphoff(PDT) lembrou que essa iniciativa é muito importante para formação de novos líderes e disse que a Câmara espera contar com a atuação direta dos vereadores mirins nas sessões ordinárias e na elaboração de projetos. “Esse projeto já havia sido apresentado, mas politicagem não teve continuidade. Apesar da política nacional e estadual não ter muita credibilidade, é bom saber que os jovens estão interessados em política. Os vereadores beltronenses estão dispostos a ajudar os mirins para legislar no sentido de contribuir com a sociedade. Estamos também contribuindo para a formação de novas lideranças para o futuro”, argumentou José Carlos.

Os vereadores mirins eleitos no colégio Sesi/Senai são: Caetano David, Danieli Maria Batista, Karen Bianca Rodrigues Cezar e Luiz Manoel Goffi Cavalli. Os pais dos eleitos também participaram da cerimônia de diplomação. Dentre os eleitos, o mais votado foi Caetano que explicou a proposta elaborada aos colegas, enquanto candidato. “Minha proposta foi de combater as drogas com palestras educativas, que não demanda dinheiro, e sim, da disponibilidade do profissional em palestrar sobre o assunto. O mais importante não é seguir a carreira política, mas discutir o assunto no dia a dia”, finalizou Caetano.