Empresários precisarão consultar o banco de dados da agência do trabalhador para contratar

A vereadora Elenir Maciel(PP) apresentou um projeto de lei nesta semana que tem por objetivo proteger os trabalhadores beltronenses garantindo maior possibilidade de acessibilidade e condições de trabalho, assim como o fortalecimento de dados da Agência do Trabalhador de Francisco Beltrão.

A ideia é que toda empresa contratada pelo poder público municipal que necessite de mão de obra local realize a contratação por meio do banco de dados da Agência do Trabalhador. “Infelizmente muitas vezes, isso não acontece, o que prejudica os trabalhadores cadastrados na agência, já que pessoas de fora acabam ocupando estes postos de trabalho. Faz-se necessário acrescer o número de vagas de trabalho no município, de forma a promovê-las objetivando a destinação das vagas para os munícipes Beltronenses”, explicou a vereadora.

Sendo assim, o projeto de lei busca, ao condicionar a oferta de vagas de trabalho de empresas de diferentes naturezas ao banco de dados da Agência do Trabalhador de Francisco Beltrão, facilitar o conhecimento prévio da informação aos trabalhadores locais, para que eles tenham a oportunidade de preencher as vagas tão logo elas sejam disponibilizadas.

“Além do mais, as empresas que possuírem vínculos contratuais ou beneficiadas com algum tipo de incentivo e/ou isenção fiscal municipal, ao vincularem as ofertas de vagas empregos com a Agencia do Trabalhador permitirão aos munícipes a prioridade para a contratação de mão de obra demandada para a execução dos serviços prestados ou trabalhos a serem realizados”, acrescentou Elenir.

Ainda de acordo com a vereadora, a aprovação desta lei, visa incentivar a geração de emprego, ao mesmo tempo em que, valoriza o trabalho desenvolvido pela agência do trabalhar da cidade. Agora, a matéria segue para a sanção do prefeito Cleber Fontana.